O que é sentir saudade?
É, primeiramente, vislumbrar todas as possibilidades. O oceano vira um pequeno rio que poderia ser atravessado a nado. Qualquer dificuldade fica muito pequena diante da ausência, diante do abismo e sensação de vazio que este sentimento traz consigo. Sentir saudade é ter persistência e insistência. É não aceitar substituições ou soluções paliativas. É o querer estar junto, perto, sentindo a respiração e o coração bater. No dia em que preencher sua saudade com um livro, um amigo ou uma festa, esteja certo: você não sente saudade, possui apenas uma boa lembrança...
O que é sonhar?
É acordar a si mesmo para dentro. É perceber os desejos, mesmo que sejam aparentemente absurdos, e acreditar que são possíveis. Sonhar é a capacidade de transcender ao concreto e visualizar o mundo com um novo olhar, encontrando as saídas e as soluções. Sonhar é reconhecer-se forte e capaz. No dia em que acordar e pensar que o seu sonho é uma grande besteira, esteja certo: você não sonhou, apenas dormiu menos do que deveria.
O que é a paixão?
É um sentimento tão intenso que te faz não se importar mais com os conceitos de “errado”, “tempo” e “ridículo”. É o estado em que não vê mais utilidade para o aviso “não pise na grama”, justamente porque não sente mais os pés no chão. É o que acalenta a alma e a faz mais vívida. É um monte de boas sensações misturadas de forma indescritível. É o que te causa arrepios. No dia em que olhar para alguém, vislumbrar a sua beleza e admirá-la, esteja certo: você não se apaixonou, apenas sente uma atração; em algumas horas, passa.
O que é alguém especial?
É alguém que não se compara. Única. Com qualidades raras. E defeitos também. É alguém com quem você tem um compromisso, não porque alguém impôs, não porque alguém assim oficializou; mas porque é natural para você respeitá-la, querer estar apenas com essa pessoa. Tratá-la também de forma única. Alguém especial é a pessoa que te faz querer ser melhor, se arriscar e crescer; sair da zona de conforto e enfrentar um novo mundo. No dia em que conhecer alguém diferente, mas não conseguir sentir diferença quando está com ela, esteja certo: será apenas mais uma pessoa a cruzar o seu caminho. Rapidamente.
O que é amor?
Além dos conceitos dos grandes poetas, basicamente, é um querer bem gratuitamente. É um gostar sem esperar nada em troca. É quando se coloca muita força para ver a felicidade de outra pessoa, sem que signifique sua própria felicidade. É também a força que te faz vencer os medos para sair daquela zona de conforto. Que te faz enxergar tudo de forma diferente e te faz vencer preconceitos e aceitar as diferenças. É o que te inspira. No dia em que sentir que gosta de alguém, mas isso te incomoda ou te faz mal, esteja certo: você ainda não descobriu o amor, apenas quer ter ou estar com alguém, na maioria das vezes, na base da troca.
Então, antes de, em vão, usar uma dessas palavras, de repente, dizendo que sente saudade ou que sonha com alguém especial por quem está apaixonado, pense bem. Certifique-se. Os sentimentos podem te deixar confundido, mas as palavras têm efeitos certeiros.
No comments:
Post a Comment